segunda-feira, 20 de novembro de 2017

15 DE NOVEMBRO, MAIS UMA MENTIRA DA NOSSA MAL CONTADA HISTÓRIA

Dia 15  novembro é comemorado a proclamação da república no Brasil. O regime monárquico existiu no Brasil entre os anos de 1822 a 1889. Neste período o país teve dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II.



O sistema monárquico no Brasil já não mais correspondia  aos anseios da classe dominante da época, que era a composta de uma elite agraria, onde os cafeicultores, os grandes criadores de gado, os donos de engenho do nordeste que ficaram descontente com a libertação dos escravos e a toda poderosa Igreja Católica.

A Igreja  achava que o imperador Dom Pedro II estava intervindo nas questões religiosas. Dom Pedro II, é verdade  era  contra a interferência da Igreja Católica nos assuntos de Estado e, ao proteger a entrada de imigrantes protestantes no Brasil deixou a Igreja Católica descontente com ele. Na  Questão Religiosa, teve também o seu  apoio à maçonaria e isso foi visto como uma  oposição à Igreja Católica..  



O imperador também impôs uma certa censura aos militares.  Existia ainda um certo descontentamento da classe média e de parte dos profissionais liberais, por isso muitos aderiram ao movimento republicano, que defendia o fim da Monarquia e a implantação da República.


O imperador parece que não tinha vontade política para manter  a monarquia e, com esse ambiente favorável, em 15 de novembro de 1889, uma meia duzia de militares da mais alta patente e um outro tanto de descontentes com o o imperador, se uniram e proclamaram a República Federativa e Presidencialista do Brasil e nomearam o moribundo Marechal Deodoro da Fonseca primeiro Presidente do Brasil. 

Marechal Deodoro era amigo íntimo do imperador, mas preferiu ficar do lado dos golpistas. Eu falando em golpistas estou parecendo os atuais petistas com relação ao Impeachment ou impitimam da ex-presidente Dilma Rousseff.

A  proclamação no Brasil foi um ato de meia duzias de pessoas e nada mais que isso. Não foi uma coisa tão ruim, pois é verdade que a monarquia estava em crise e nada mais lógico que tentar a República. 15 DE NOVEMBRO, MAIS UMA MENTIRA DA NOSSA MAL CONTADA  HISTÓRIA

Nenhum comentário: