segunda-feira, 7 de agosto de 2017

POR - FERNANDO GARCIA

Porta aberta 31de julho de 2017
Buraqueira
A rua Tocantins próximo ao hospital municipal Amélio João, a cada dia fica mais difícil circular pelas imediações, visto que a buraqueira tomou de conta da localidade. Como é um local que possui muitos órgãos públicos ligados à saúde, como o próprio hospital, a Clínica das Mulheres e a Fhemeron, é preciso uma atenção especial por parte da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Novela
Mais de quatro anos que a deputada federal Marinha Raupp, através de emenda federal, conseguiu um parelho de Mamografia para o hospital Amélio João, mas, ao longo do tempo por inércia de várias  administrações  públicas  do município, até hoje o mamógrafo  não foi instalado. Enquanto isso, centenas de mulheres sofrem para conseguir fazer um exame em Rolim de Moura.

Novela l
É inadmissível que falta de atenção como essas continue existindo, visto, que o câncer de mama, continua vitimando milhares de mulheres todos os anos por falta de prevenção.  Talvez, quando a Secretaria de Saúde de Rolim de Moura, for instalar o aparelho, praticamente não seja mais viável, uma vez que  sua capacidade não atenda mais as exigências do mundo tecnológico.  

Inadmissível
Rolim de Moura, é uma cidade que tinha tudo para ser referência na área da saúde pública, entretanto, muitos descasos vem acontecendo ao longo do tempo. Desde a época  da então prefeita Mileni Mota, estava tudo certo para ser criado no município o Instituto do Rin, onde seria atendido todos os pacientes renais da região. Chegou até vir técnicos para efetuar os serviços e as instalações, mas, questões políticas foram todas rio abaixo, e a população sofre na pele com esses desleixos de sucessivas administrações.


Desabafou
O Secretário Estadual da Saúde, Wiliames Pimentel, vociferou nas dependências do hospital Amélio João, que o município de Rolim de Moura, recebeu ano passado, a quantia de 17 milhões através do Governo Federal, alegando que nem foi necessário passar pelo crivo do Governo de Rondônia. Muitos ficaram até assustados, quando o Secretário, afirmou que este ano já foram mais de 7 milhões de reais, oriundos dos cofres federal. O prefeito Luizão do Trento e o Secretário Municipal, Jorge Tenório, não estavam presentes para ouvir e explicar as declarações de Pimentel. 

 Olhos vendados
A Secretaria Municipal de Obras Públicas, de Rolim de Moura, não pode deixar de fazer operações tapa-buracos, em pontos estratégicos e de suma importância como o da rodoviária, ao lado dos moto-taxistas. É uma tremenda ignorância não conseguir enxergar aquela buraqueira em pleno centro da cidade e, num local de grande movimentação, não dá pra entender mesmo. Fizeram um trabalho digno a pouco mais de 50 metros na rua Barão de Melgaço, não é possível que a equipe não observou as dificuldades de trafegabilidade do local.

Sufocando
Com a expansão de várias lojas de porte grande na cidade de Rolim de Moura, a tendência é que as pequenas lojas desapareçam do cenário comercial, pois, além das comodidades das lojas maiores, existem também a questão dos preços que são sempre convidativos para a clientela. O mesmo vai acontecer com a cidade de Cacoal, com a inauguração da Havan e, depois com o funcionamento do Shopping.

“Guerra” benéfica
Enquanto o Governo Federal, dispara nos preços dos produtos derivados do petróleo, em Rolim de Moura, existe o duelo entre dois empresários do ramo de combustíveis. O Posto Menelão e Posto Miriam, a tabela do preço da gasolina pode sofrer várias alterações no decorrer do dia, lógico,  sempre para baixo. Um confronto entre os dois empresários que está fazendo bem para os proprietários de automóveis.

Ajudinha
Na reunião que aconteceu no hospital  municipal Amélio João, com a presença do Secretário de estado da Saúde, WIliames Pimentel e o senador Valdir Raupp, foi relatado que a deputada federal Marinha Raupp, destinou através de emenda, 1 Milhão de Reais, para compra de medicamentos para três municípios, dentre eles, Rolim de Moura. Vale ressaltar, que neste caso vai sobrar para a capital da Zona da Mata, apenas uns 350 Mil Reais.

Manter presença
O deslocamento do prefeito Luizão do Trento e do Secretário Municipal de Saúde, Jorge Tenório, para capital do Estado, no dia em que o senador Raupp e Pimentel, estiveram em Rolim de Moura, não foi um  uma atitude acertada. Ambos deveriam estar presentes para fortalecer os pedidos e clamar com mais intensidade as reais necessidades do hospital e outros órgãos atinentes à saúde. Oportunidades dessa magnitude não pode deixar escapulir e, que a agenda do prefeito precisa ser revista para evitar desencontros e dissabores dessa natureza.

Candidatura
O funcionário público e ativista social, Maurão do Sopão, está sendo conclamado por moradores do bairro Planalto, para se candidatar a presidente do bairro no mês de agosto. Maurão que já foi presidente do Planalto, teve uma atuação destacada quando implantou o serviço voluntário do Sopão do Maurão, no bairro Planalto, onde muitas mulheres gestantes e crianças carentes tinham a preferência pelo o alimento.

Assim não
 Os serviços de terraplanagem e compactação na cidade, estão prontos em várias localidades dos bairros, entretanto, a finalização que é colocar o asfalto tá demorando demais, deixando os moradores mais uma vez apreensivos. Se continuar com essa paciência e caminhada de cágados, certamente não vai realizar os serviços em tempo hábil, o que colocará os trabalhos água abaixo. Precisa que alguém faça cobrança ao responsável pelo DER no município quanto a falta de emulsão asfáltica, ou se é do município, que reveja essa situação.

Demora longa
Os semáforos da cidade não funcionam  há muito tempo e, os reparos para que a mesma volte a funcionar  também entrou no esquecimento da prefeitura. As alegações do setor responsável, é de que novas sinaleiras de alto padrão, seriam colocadas em pontos estratégicos da cidade, todavia, já são decorridos quase quatro meses que o novo sistema seria implantado, embora isto não ocorreu.
Acidentes
Nas confluências da avenida 25 de Agosto  com a rua Rio Madeira, um dos percursos mais movimentado da cidade, principalmente a Rio madeira em virtude do hospital municipal, onde o deslocamento por essa via existe um fluxo anormal  constantemente aos arredores da Caixa Econômica Federal, acontece acidentes que já se tornaram rotineiros. Exatamente por que o semáforo parou de funcionar acerca de uns quatro meses, o que se espera é que até implante o tal de última geração, conserte o velho que evitará até mesmo alguns óbitos.

Acertaram
O estacionamento construído pela Secretaria de Municipal Obras Públicas, de Rolim de Moura, na rua Barão de Melgaço, entre a Aracajú e a 25 de Agosto, ficou um colosso, melhor do que a exigida e construída com recursos federais em diversos pontos da cidade, que exige o carro estacionado da mesma maneira que estivesse nas laterais das ruas. Além de não amenizar em nada no que concerne o espaço, o motorista estaciona de forma 

Nenhum comentário: