segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O que é Cognitivo:

 

Cognitivo é uma expressão que está relacionada com o processo de aquisição de conhecimento (cognição). A cognição envolve fatores diversos como o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio etc., que fazem parte do desenvolvimento intelectual.

A psicologia cognitiva está ligada ao estudo dos processos mentais que influenciam o comportamento de cada indivíduo e o desenvolvimento cognitivo (intelectual). Segundo o epistemólogo e pensador suíço Jean Piaget, a atividade intelectual está ligada ao funcionamento do próprio organismo, ao desenvolvimento biológico de cada pessoa.

Terapia Cognitiva Comportamental

A terapia cognitivo comportamental consiste em uma linha de psicoterapia que inclui vertentes da terapia cognitiva e da comportamental.
Esta terapia normalmente tem curta duração, entre três a seis meses e tem como objetivo ajudar o paciente a encontrar novas estratégias para enfrentar os seus problemas. Ajuda a entender que os sentimentos são despoletados por pensamentos e capacita o paciente a reinterpretar os seus pensamentos de forma mais construtiva.

Teoria Cognitiva de Piaget

A teoria cognitiva criada por Piaget, psicólogo suíço que teve grande impacto no âmbito da Educação, defende que a construção de cada ser humano é um processo que acontece ao longo do desenvolvimento da criança. O processo divide-se em quatro fases:
  • Sensório-motor (0 – 2 anos)
  • Pré-operatório ( 2 – 7 anos)
  • Operatório-concreto ( 8 – 11 anos)
  • Operatório-formal (a partir dos 12 anos até aos 16 anos, em média)
A terapia cognitiva é uma área de estudo sobre a influência do pensamento no comportamento do indivíduo. A junção dos dois conceitos levaram à criação da terapia cognitivo-comportamental (TCC), aplicada à psicoterapia

Nenhum comentário: