quarta-feira, 27 de julho de 2016

Nessa quinta-feira, dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Combate as Hepatites Virais.

   

Que são Hepatites Virais:
A hepatite viral é uma infecção que acomete o fígado. Pode ser causada por cinco tipos de vírus, nomeados pelas letras A, B, C, D e E, cada um com características diferentes e formas de contágio e evolução específicas. A mais conhecida de todas é a Hepatite A (HAV), cujo vírus é transmitido por água ou alimentos contaminados com as fezes de um portador humano. Por isso está relacionada às más condições de higiene ou saneamento básico. Não há tratamento específico, mas a evolução em geral é boa e a recuperação é completa.
As mais graves são a Hepatite B e C (HCB e HCV), cujos vírus podem ser transmitidos por relações sexuais desprotegidas ou por procedimentos que envolvem sangue, sem os devidos e fundamentais cuidados de esterilização.
A Organização Mundial da Saúde estima que existam cerca de 325 milhões de portadores crônicos da Hepatite B e 170 milhões da Hepatite C no mundo, com cerca de dois a três milhões, respectivamente, no Brasil.
Cerca de 1,4 milhões de pessoas morrem por ano, por conta da doença em todo o mundo. No Brasil, as mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco das doenças evoluírem e causarem danos mais graves ao fígado como cirrose e câncer.
Serviço
Os interessados em fazer o teste devem procurar o Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais do seu município e fazer o teste rápido. O teste rápidos é aquele cuja execução, leitura e interpretação do resultado é feita em, no máximo, 30 minutos. Além disso, são de fácil execução e não necessitam de estrutura laboratorial. Sendo diagnosticado, o paciente com o a doença é encaminhado para o serviço de atendimento especializado onde será acompanhado por profissionais, de acordo com sua necessidade. Foto: Reprodução

Nenhum comentário: