terça-feira, 24 de novembro de 2015

O grupo extremista mais mortífero que o 'Estado Islâmico'

Segundo levantamento de instituto australiano, o grupo africano Boko Haram foi responsável por 6.444 pessoas no ano passado

Conhecido pela brutalidade de suas ações, o grupo autodenominado "Estado Islâmico" vem dominando o noticiário global desde que assumiu a autoria dos ataques em Paris, há cerca de 15 dias.

Os atentados na capital francesa deixaram pelo menos 130 mortos e mais de 350 feridos.

Naquela mesma semana, o "EI", que controla grande parte da Síria e do Iraque, também realizou dois ataques com homens bomba em uma área residencial de Beirute, no Líbano, matando mais de 40 pessoas e ferindo outras 180.

Apesar disso, o grupo extremista islâmico não foi o mais letal do mundo, segundo um novo estudo publicado pelo Institute for Economics and Peace, um centro de pesquisa com sede em Sydney, na Austrália.

Ao redor do mundo, cerca de 530 grupos foram classificados como organizações terroristas por governos. Só no ano passado, de acordo com o estudo, surgiram 33 grupos radicais.

Segundo o Índice de Terrorismo Global 2015, o grupo mais violento é o Boko Haram, organização jihadista que atua na Nigéria, Camarões e Chade.

Boko Haram

O índice, baseado em dados de ataques de grupos extremistas, assinala que o Boko Haram matou 6.444 pessoas em 2014. O levantamento é feito todos os anos desde 1970.

Já as ações do 'Estado Islâmico' foram menos letais, causando a morte de 6.073 pessoas.

Em 2009, Boko Haram declarou uma "guerra santa" contra o governo nigeriano e desde então tem realizado uma campanha de violência no país africano e em seus vizinhos.

No ano passado, o grupo extremista africano realizou 453 ataques, o que levou a um aumento de 300% em mortes por essa causa em relação a 2013.

Devido à brutalidade do Boko Haram, a Nigéria é, depois do Iraque, o país com o maior número de mortes causadas por ataques extremistas, de acordo com o levantamento.

Nenhum comentário: