terça-feira, 6 de outubro de 2015

Embrapa quer abrir infraestrutura para iniciativa privada

 

Jornal GGN – A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) quer abrir sua infraestrutura para os sistemas estaduais e para a iniciativa privada. A proposta faz parte de um plano articulado com o Ministério da Agricultura para solucionar, de uma vez por todas, os problemas do setor.
“Se queremos resolver os problemas do Brasil na agricultura, nós precisamos integrar a pesquisa pública, a indústria, a produção, o fomento e o mercado”, disse Elísio Contini, pesquisador da Secretaria de Inteligência da Embrapa. “Nós temos laboratórios multiuso que queremos abrir para maximizar resultados. Nossa proposta é compartilhar estruturas e competências, reduzindo redundâncias”, afirmou.
Contini esteve presente no 63º Fórum de Debates Brasilianas.org.
Entre as dificuldades que o setor ainda enfrenta, ele mencionou o Greening de citros, a doença mais destrutiva para as lavouras de laranja. “É uma cadeia de US$ 10 bilhões. Nós temos que resolver essa questão”.
Ela também se lembrou da ferrugem na soja, “que dá um prejuízo de US$ 1,7 bilhões”. E não deixou de mencionar, na pecuária, a febre aftosa, carrapato e vaca louca.

Nenhum comentário: