quarta-feira, 25 de março de 2015

Entenda como funcionam o Omeprazol e o ácido acetilsalicílico

  - Atualizado em 24/03/2015 12h18

 

Medicamentos fazem parte do dia a dia de muita gente.
Ácido acetilsalicílico é coringa para muitas dores.

Do G1, em São Paulo
Quem nunca tomou um AAS? O comprimido é um coringa para muitas dores e serve até para aumentar a chance de vida de um paciente infartado. E o Omeprazol? Quem sofre de gastrite conhece bem! O Bem Estar desta terça-feira (24) falou sobre os dois medicamentos. Participaram do programa o cardiologista e consultor Roberto Kalil, o também consultor e cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e o presidente do CRF, o farmacêutico Pedro Menegasso.
 
 
O ácido acetilsalicílico, é reconhecido mundialmente pelas suas propriedades analgésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias há mais de 115 anos.
Ele inibe a formação excessiva de substâncias mensageiras da dor e da febre, mas também inibe a enzima ciclooxigenase, que tem a função de proteger a mucosa do estômago. Por isso, o medicamento não é indicado para pessoas que sofrem de problemas gástricos, como refluxo, gastrite e úlcera.
O ácido acetilsalicílico é vendido sem prescrição médica e funciona como um curinga para muitas dores, por isso as pessoas acabam abusando. É preciso tomar cuidado, pois é muito comum ter alergia ao remédio.
O medicamento, na sua fórmula infantil, também é indicado na prevenção de formação de coágulos. Vale para quem tem diagnóstico de obstrução das veias, quem teve problemas cardíacos, diabéticos, alguns tipos de arritmia cardíaca e quem já sofreu um AVC isquêmico. Estudos mostram que o uso do ácido acetilsalicílico quando o paciente infartado está a caminho do hospital diminuem a mortalidade em 25%.
Omeprazol
O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.
O correto é tomar o Omeprazol 15 minutos antes da refeição, porque ele vai servir como um protetor do estômago durante todo o dia, evitando que haja uma liberação excessiva de ácido clorídrico, assim que o alimento chegar ao estômago.
O doutor Fábio lembra que o uso prolongado do Omeprazol não causa demência. "Houve um estudo sobre isso, que o uso do Omeprazol pode diminuir alguns nutrientes. O medicamento é seguro, mas deve sempre ter o acompanhamento médico."

tópicos:

Nenhum comentário: