sábado, 1 de outubro de 2011

SANEAMENTO BÁSICO EM PORTO VELHO, NÃO EXISTE NEM NO PAPEL

O deputado estadual Luiz Claudio, PTN, durante discurso na tribuna da Assembléia Legislativa, dia 21/09, denunciou precariedade do saneamento básico em Porto Velho e pediu providências urgentes. O deputado Luiz Claudio é um político que tem se destacado pela defesa do setor agropecuário no estado o que a meu ver já merece aplausos.

O seu pronunciamento ganhou destaque em toda mídia do estado de Rondônia graças a uma reportagem da Rede Globo na ultima quarta quarta-feira, 28/09, no Bom Dia Brasil. A reportagem mostrou o que todo mundo sabe de cor e salteado e serve para mostrar que a CAERD, não passa de um cabide de emprego, pois ao ter vários cargos comissionados, onde alguns deles tem remuneração em torno de 19 mil reais, nenhum político tem coragem de denunciá-la.

Luiz Claudio esta em seu segundo mandato de deputado estadual, mas como no primeiro mandato o hoje senador da República Ivo Casso era o governador de Rondônia nunca se manifestou a respeito, até por que não só Luiz Claudio mas praticamente todos os seu colegas deputados não foram homens suficiente para deizerem não ao governador na época , Ivo Cassol. Até mesmo o PT fez oposição de forma tímida e assustada.

O pronunciamento do  deputado  Luiz Claudio, não deixa de ser importante por ser tardio e sua importância não está atrelada a reportagem da Rede Globo, agora quero ver a posição do deputado é com relação a propostata do deputado Jesualdo Pires, PSB, para a instalação de uma CPI, para investigar  a CAERD, não só pela falta de saneamento básico, mas também por cobrar a  maior tarifa de água do país.  

 Estive durante uma semana em Portoi Velho fazendo um curso do VIGIAGUA, onde um dos palestrantes foi a Dra. Maria Bahia, responsável pelo controle de qualidade da CAERD. Ela disse que o último  investimento feito em estação de tratamento d’água (ETA)em Porto Velho completou 20 anos agora em setembro.

O representante da Vigilância Sanitária de Candeias do Jamari disse na ocasião que de 20 amostras d’água coletadas no município e enviadas para analises no LACEN, não foi constatada nem a presença de cloro residual, ou seja, não existe tratamento algum e a CAERD cobra pelo serviço que não prestou, cometendo crimes constante no Código de Defesa do Consumidor e de Saúde Pública, pois muitas das pessoas acreditando na empresa não filtra sua água.  

Com relação aos recursos do PAC ela me respondeu que existe certa confusão a respeito, pois é passado para  a população que esse dinheiro já se encontra em caixa, mas a verdade é outra, os recursos estão assegurados, mas as obras só terão início daqui no mínimo quatro anos, pois dependem de projetos de execução, ambiental e etc., etc. e coisa e tal. Foi quando eu sugerir: Depois da copa e ela disse tai uma boa data. Quero parabenizar o deputado Luiz Claudio pelo seu pronunciamento, pois sou daqueles que concordam que  antes tarde do que nunca.

Nenhum comentário: